• Aninha

Cabelos sem químicas! é possível?

Atualizado: 5 de Nov de 2019

Lavar? hidratar? colorir os fios brancos? como fazer?


Cabelos sem químicas! é possível?

Estamos tão acostumadas a usar os shampoos industrializados que fazem aqueeeeeeela espuma!!! e acreditamos que ela é que limpa! mas não sabemos que essa espuma é aquela que resseca os fios e que podem causar danos à saúde!

LAURIL SULFATO E LAURIL ÉTER SULFATO


São Substâncias derivadas de petróleo que limpam e formam espuma!


São utilizados nos shampoos, sabonetes líquidos, cremes dentais e produtos de limpeza, como nos detergentes.


Nos rótulos aparece como:  sodium lauryl sulfate e sodium laureth sulfate.

Podem ser irritante para a pele, olhos e trato respiratório, atua como desregulador endócrino, é toxico para os órgãos e organismos aquáticos. Se houver contaminação com a substância 1,4-dioxane, é potencialmente cancerígeno.


Como fazer essa troca???? Você precisa ler os rótulos! SIM! Dá bastante trabalho e as vezes precisamos de uma lupa, não é mesmo?! Mas já te adianto que vai ser mais fácil encontrar em lojas e sites especializados em produtos naturais e até artesanais! #petalasdebeleza produz cosméticos naturais e orgânicos, feitos a mão, com muito carinho pra você, utilizando óleos essenciais na sua composição, dão aroma e possuem benefícios terapêuticos! Dá uma espiadinha em nossa loja: https://www.petalasdebeleza.com.br/ (copie o link e cole no navegador).


Durante a troca você vai estranhar! Será que meu cabelo está limpo? cadê toda aquela espuma?

Mas logo irá se acostumar e verá que os fios agradecem! Eles não ficam ressecados e logo você descobre que espuma não é sinônimo de limpeza. Nas primeiras lavagens vai sentir falta dela, mas com o tempo nem vai mais se lembrar!


Dicas para lavar seus cabelos corretamente:


1. Molhe bem os cabelos e aplique o shampoo no couro cabeludo apenas.

2. Massageie com a ponta dos dedos para ativar a circulação.

3. Puxe a "espuma" para os fios, não precisa aplicar mais shampoo no comprimento dos fios!

4. Enxague até retirar todo o resíduo.

5. Retire o excesso de água e aplique o condicionador só no comprimento nos fios. É importante para fechar as cutículas!

6. Na hora de secar não esfregue a toalha! Apenas aperte para retirar o excesso de água.

7. Deixe secar naturalmente. Lembrando que o secador resseca muito os fios!


Hidratação


Você pode usar #mascarasnaturais, comprovadamente livres de sulfatos, parabenos e petrolatos! (https://www.petalasdebeleza.com.br/) e com uma frequência menor utilizar óleos vegetais para nutrir profundamente os fios! Quer uma dica? Acrescente algumas gotas de #oleoessencial ao seu óleo vegetal predileto e veja os resultados! Eu gosto muito do de gerânio, que ajuda a dar brilho, evita as pontas duplas e tem um aroma incrível!

Dicas para uma boa hidratação:


Inicie lavando os cabelos e retire o excesso de água com uma toalha, sem esfregar! Divida o cabelo em mexas e aplique a máscara no comprimento dos fios, não aplique no couro cabeludo. Coloque uma touca para os fios não secarem e ocorrer maior absorção da máscara. Fique o tempo indicado pelo fabricante. Enxague e aplique o condicionador. Importante para fechar bem a cutícula dos fios! Enxague e seque como preferir!


Coloração dos fios brancos


Chegou a parte difícil! Depois dos 40, os branquinhos vão se multiplicando! e não tem como fugir, hehehe... Eu comecei usando Henna, mas é preciso escolher bem a marca e ver a composição! Descobri uma importada 100% natural e ainda vou fazer o teste!


Sobre tintas, descobri a #sopure da #keune. Ela não possui amônia e parabenos, mas é necessário usar a água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio! Ela abre a escama dos fios, permitindo que o pigmento da coloração ou do pó descolorante penetre e mude a cor dos cabelos.


Tinta para cabelos sem amonia e parabenos
Cabelo virgem aos 42! E o medo????

Conversei com a minha cabeleireira e disse que queria usar a tinta só nas pontas pra dar um efeito levemente mais claro, para ver como os fios ficariam! Então como o meu cabelo é castanho médio comprei o louro escuro, um tom apenas mais claro! Ela fez a técnica das mechas, mas sem descolorir o cabelo! O efeito ficou bem discreto na sombra e no sol ficou assim:


cabelo com brilho de tinta sem amonia e parabenos

Dá pra ver que a raiz está mais escura em um fio branco ali em cima refletindo! hahaha...O que eu achei? Gostei do efeito, mas senti que os fios ficaram mais ressecados... quem está acostumada a pintar os cabelos deve saber como é! Resumindo, não vou passar em todo o cabelo... vou aguardar mais um pouco antes de decidir....depois eu conto pra vocês!




1 visualização

© 2023 por Recanto da Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com